Provém do decaimento do urânio presente nas rochas e solos de onde é libertado e ascende à superfície. O radão está presente em todo lado, no exterior e no interior de edifícios. No ar exterior as concentrações de radão são baixas devido à diluição e dispersão mas no interior de edifícios o radão pode acumular-se e as concentrações serem elevadas.
Adquira os detetores de monitorização
Provém do decaimento do urânio presente nas rochas e solos de onde é libertado e ascende à superfície. O radão está presente em todo lado, no exterior e no interior de edifícios. No ar exterior as concentrações de radão são baixas devido à diluição e dispersão mas no interior de edifícios o radão pode acumular-se e as concentrações serem elevadas. O radão entra nos edifícios, vindo do solo, através de fissuras ou fendas no chão e nas paredes, pelas juntas entre o chão e a parede e pela canalização mal ou não isolada.
O radão produz partículas radioativas no ar que respiramos. Essas partículas ficam retidas nas nossas vias respiratórias e aí emitem radiação provocando lesões nos pulmões. Estas lesões aumentam o risco de cancro do pulmão para exposições prolongadas no tempo. A exposição prolongada ao radão é a segunda causa de cancro do pulmão, depois do tabaco, e a primeira causa em não-fumadores. Os fumadores e ex fumadores estão sujeitos a um risco maior pela ação combinada do tabaco e do radão.
A mediação deve ser realizada com detetores passivos durante 3 meses. Após esse período, o detetor é analisado em laboratório, obtendo-se o valor da concentração de radão.
São de pequenas dimensões, fáceis de usar e não necessitam de energia para funcionar. Basta colocar o detetor na divisão do edifício mais utilizada.
De acordo com a legislação portuguesa as entidades empregadoras têm obrigatoriamente que proceder à avaliação da exposição ao radão dos trabalhadores.
Periodicidade de monitorização é determinada de acordo com as especificidades do local de trabalho ou de acordo com as zonas de suscetibilidade de exposição ao radão.
Nota: nas zonas de suscetibilidade elevada é aconselhável que os trabalhadores testem também as suas habitações.Podem ser necessárias medidas adicionais de proteção dos trabalhadores expostos a doses superiores a 6 mSv/ano, como por exemplo
Copyright © 2023 BragaMetro.
All rights reserved
Copyright © 2023 BragaMetro.
All rights reserved